Como a massagem ajuda a aumentar a concentração? Descubra!

Você sabia que as sessões de massagem também ajudam a aumentar a concentração? Isso acontece porque os seus benefícios não são sentidos apenas no corpo, mas também na mente. A associação entre eles é o que ajuda uma pessoa a se concentrar melhor em suas tarefas.

Existem diferentes tipos de massagem que podem ser aplicadas com manobras realizadas no corpo inteiro ou apenas algumas partes. Além dos movimentos com as mãos, podemos usar instrumentos e existem opções de produtos para instalar em casa ou no trabalho e ter um momento relaxante sem a necessidade de um profissional por perto.

Achou interessante? Então continue lento para entender um pouco mais sobre o que a massagem, quais benefícios ela proporciona, de que maneira pode contribuir com a concentração e como desfrutar de todas essas vantagens sem sair de casa!

O que é a massagem?

A massagem é um tratamento adotado com finalidades preventivas ou terapêuticas, por isso, a técnica recebe o nome de massoterapia. Nas sessões um profissional especializado realiza manobras cobre as partes do corpo para promover a ativação do organismo.

Esses movimentos podem ser realizados com os dedos, as mãos, o antebraço e até mesmo os pés. Também podem ser utilizados instrumentos para potencializar os efeitos da massagem. Existem técnicas milenares que são aplicadas com essa finalidade, e novas manobras foram criadas ao longo do tempo. Por isso, hoje temos diferentes tipos de massagem, como:

  • ayurveda;
  • quick massage;
  • shiatsu;
  • reiki;
  • sueca.

Independentemente do tipo de massagem aplicado ela traz vários benefícios e pode ajudar a aumentar a concentração. Assim, é uma ótima aliada para quem estuda ou trabalha, já que melhora a função cerebral.

Isso se dá porque promove impactos benefícios em todo o organismo e também na mente ajudando. Inclusive, ajuda a equilibrar a química orgânica, mas falaremos mais sobre isso no próximo tópico.

Quais são os benefícios da massagem?

Como explicamos no item anterior, conseguimos alcançar diversos benefícios com as diferentes técnicas de massagem. É possível aumentar a concentração, aliviar dores musculares, promover sensação de bem-estar e até mesmo fortalecer o sistema imunológico. Veja a seguir.

Relaxamento muscular

As manobras são realizadas na musculatura e também nas articulações com movimentos que aumentam a flexibilidade dos tecidos e reduzem a tensão sobre eles. A musculatura é relaxada, trazendo mais amplitude e leveza para o corpo.

Alívio do estresse

Na sessão de massagem reduzimos a liberação do cortisol, hormônio que causa o estresse. Com isso, conseguimos minimizá-lo. O efeito é ainda melhor porque, ao mesmo tempo, o organismo libera neurotransmissores que causam sensação de bem-estar. Como o corpo não está mais tenso, esse benefício é intensificado.

Redução da pressão arterial

Outra substância liberada pelo organismo durante a sessão de massagem é a histamina. Ela tem ação vasodilatadora, então, permite que o fluxo sanguíneo circule mais livremente pelo organismo. Dessa forma conseguimos, também, reduzir a pressão arterial e manter seus níveis sob controle.

Melhora da circulação

Como os vasos sanguíneos estão mais dilatados em função da histamina há uma melhora da circulação sanguínea. Isso é importante porque o sangue transporta nutrientes e oxigênio para as células e tecidos, assim, temos um maior equilíbrio orgânico com o bom funcionamento dos órgãos.

Fortalecimento do sistema imunológico

Uma vez que reduzimos o estresse e melhoramos a circulação sanguínea alcançamos, também, o fortalecimento do sistema imunológico. Isso se dá porque ocorre a renovação celular, assim, desenvolvemos novas defesas em nosso corpo, minimizando a suscetibilidade para infecções e inflamações.

Aumento do equilíbrio

Basicamente o corpo “desenferruja” depois de uma sessão de massagem! Como você viu, as manobras realizadas aliviam a tensão da musculatura dando mais amplitude para os movimentos e as articulações. Então, melhoramos a postura e temos mais equilíbrio, com maior firmeza nas movimentações.

Como a massagem ajuda a aumentar a concentração?

Você se lembra que explicamos que as sessões de massagem estimulam a liberação de neurotransmissores em nosso organismo? Uma substância muito importante é a serotonina, conhecida como um dos hormônios da alegria, do bem-estar e da sensação de prazer.

Porém, mais do que melhorar o nosso humor a serotonina é essencial para o equilíbrio da química orgânica. Ela influencia o sono, a memória, o ritmo cardíaco, as funções intelectuais, entre outros. Por isso, seus níveis precisam estar adequados para que ela promova benefícios para o organismo.

Portanto, a massagem pode aumentar a concentração por favorecer a liberação da serotonina. Depois da sessão a pessoa consegue cumprir melhor suas tarefas por causa do equilíbrio dessa substância e em função dos outros benefícios que citamos.

Afinal, sem o excesso de estresse a mente fica livre para trabalhar. Não há os incômodos com as dores musculares e articulares, o que traz mais disposição. Com a melhora da circulação sanguínea o cérebro recebe oxigênio e funciona melhor.

E não podemos esquecer que a sensação de bem-estar traz mais segurança, autoconfiança e eleva a autoestima. Tudo isso é um grande estímulo para que o indivíduo explore todo o seu potencial e atue com melhor desempenho.

O fato de aumentar a concentração faz da massagem uma estratégia para ser aplicada em empresas, por exemplo, ou no sistema home office. Isso porque ela ajuda a manter a qualidade de vida dos profissionais, bem como a sua saúde. Eles conseguem produzir mais com um desgaste menor.

Como desfrutar dos benefícios da massagem?

Existem duas formas de desfrutar dos benefícios da massagem, tanto para aumentar a concentração quanto para promover o relaxamento corporal, mental e a prevenção de problemas e doenças. Uma delas é com a massoterapia aplicada por um profissional. A outra é utilizando massageadores e poltronas. 

As poltronas são desenvolvidas com uma tecnologia que simula técnicas de massagem diversas, como o shiatsu. Elas são equipadas com roletes e airbags que envolvem todo o corpo, massageando desde o pescoço até os pés.

Alguns modelos têm um sistema de aquecimento, que promove uma sensação ainda maior de bem-estar. E ainda existem aquelas com música relaxante, para você aproveitar ainda mais a sessão e realmente descansar com tranquilidade.

 Já os massageadores podem trabalhar especificamente os pés, ou você pode utilizar os manuais, direcionando para as áreas onde deseja relaxar. Inclusive, pode trocar as peças para personalizar ainda mais as manobras.

Todos esses equipamentos promovem os mesmos benefícios da massagem feita por um profissional. Sendo assim, você pode aumentar a concentração, ter mais qualidade de vida, saúde e bem-estar com eles, além da vantagem de instalar onde quiser para desfrutar a qualquer momento, sem a necessidade de marcar horário!

Gostou do artigo? Então confira mais temas interessantes como esse! Curta a nossa página no Facebook para acompanhar nossas postagens!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.