6 hábitos saudáveis de vida que você precisa desenvolver

Rotina corrida, preocupações constantes com o trabalho, inúmeros afazeres domésticos, falta de tempo e dificuldade para se dedicar a atividades físicas mais puxadas. Essa é uma realidade compartilhada por muitos brasileiros que cada vez mais se dão conta de que isso tudo impacta não só a saúde, mas também a qualidade de vida deles — e, por tabela, a dos familiares. A partir daí, é comum surgirem questionamentos frequentes sobre hábitos saudáveis de vida que podem ser adotados para aumentar o bem-estar.

Afinal, quem não deseja ter um dia a dia não só mais proveitoso e satisfatório por conta das atividades feitas, mas também com menos estresse, ansiedade e nervosismo, não é mesmo? É por isso que nesse texto trouxemos seis dicas que vão lhe ajudar a alcançar esse objetivo. Confira!

1. Estabeleça uma rotina para os seus afazeres diários

Para começar a nossa seleção de hábitos saudáveis de vida, é importante que você estabeleça uma rotina certa para os seus afazeres do trabalho. Isso serve para que essas tarefas não tomem mais tempo do que o necessário e sejam levadas da empresa para casa — algo que é ainda mais fácil de acontecer quando você administra um negócio próprio.

Basta lembrar que quando isso acontece com frequência, cedo ou tarde acaba se tornando um costume que prejudica a sua vida pessoal, já que você deixa de passar tempo com a família, ter horas livres pra relaxar e até mesmo descansar adequadamente por conta do excesso de tarefas diárias.

2. Pratique exercícios regularmente

Como mencionamos anteriormente, muitas pessoas não têm tempo, apresentam dificuldade ou até mesmo não tem interesse nas atividades físicas que exigem treinos constantes, demorados e intensos. Porém, não é porque você faz parte desse grupo de pessoas que isso significa que você precisa levar uma vida sedentária.

Tenha em mente que não existe só um tipo de atividade física. Ao contrário, as opções são as mais diversas possíveis: fazer corrida, caminhar, andar de bicicleta, nadar, praticar o seu esporte favorito (vôlei, futebol, basquete, tênis etc.). Além disso, dá para se exercitar, inclusive, dentro de casa ao fazer pilates e yoga.

Portanto, veja qual alternativa se encaixa com o seu perfil e invista. E caso queira companhia, vale a pena envolver o cônjuge ou os filhos. Que tal a ideia?

3. Tenha uma alimentação mais equilibrada

Outro dos hábitos saudáveis de vida que você deve adotar é ter uma alimentação mais equilibrada. Porém, isso não significa ter uma dieta restrita e deixar de comer o que você gosta. Longe disso! O objetivo aqui é controlar o consumo de açúcar, sódio e carboidratos tão presentes em doces, massas, refrigerantes e alimentos processados e incluir na sua alimentação mais frutas, legumes, proteínas, leguminosas etc.

Afinal de contas, quando os três primeiros são ingeridos em excesso diariamente, causam uma série de distúrbios no organismo, como hipertensão, diabetes, colesterol alto, gastrite e muito mais. Além disso, você fica mais propenso a desenvolver obesidade e o seu sistema imunológico fica mais fraco, o que o leva a pegar com mais frequência resfriados, gripes, viroses etc.

4. Defina horários fixos para sua noite de sono

Ter horários fixos para dormir também é essencial. Isso porque precisamos de uma média de oito horas de sono por dia para descansarmos bem e acordarmos com disposição, bom humor e com a mente funcionando adequadamente — isto é, sem problemas ou dificuldades de raciocínio, memória, concentração e fala. Logo, se você não dá a devida atenção ao seu repouso, dificilmente terá uma rotina produtiva e satisfatória.

Por essa razão, comece a definir a hora para deitar e acordar (por exemplo, dormir às 22h e despertar às 06h). Aliás, isso é algo que não só você, como os seus filhos também podem aproveitar , já que os ajuda a se adaptar às aulas pela manha (sejam elas do colégio, sejam elas de cursos) e a reservar períodos do dia para estudar e revisar o que estão aprendendo.

5. Comece a fazer terapia para cuidar da sua saúde mental

Fora o que já foi falado, comece a fazer terapia semanal. Isso porque, ao contrário do que muito gente acha, essa atividade não deve ser buscada apenas quando há problemas de saúde mental. Ela pode, por exemplo, ser utilizada de forma preventiva, como um autocuidado com sua mente e o seu bem-estar emocional.

É uma forma de você conhecer melhor a si mesmo, focar no presente, refletir sobre sua história e os seus objetivos, analisar suas relações com as outras pessoas, rever os caminhos que suas vidas pessoal e profissional estão seguindo etc. A boa notícia é que muitos psicólogos atendem não só presencialmente, como também fazem as sessões de forma online. Ou seja, dá para iniciar sua terapia sem sequer sair de casa.

6. Reserve um momento de lazer e relaxamento no seu dia

Por fim, mas não menos importante, nada de ficar parado durante aquele período livre do dia, mesmo que seja no fim de semana. Esses minutos ou até mesmo essas horas podem ser utilizadas de uma forma muito mais produtiva: como um momento de lazer e relaxamento.

Um intervalo para você fazer coisas que lhe dão prazer, recuperar as energias, descansar o corpo, praticar hobbies etc. Dá, por exemplo, para ler um livro, assistir a um filme ou uma série, brincar com os filhos, realizar passeios com a família ou aliviar as tensões musculares com uma boa poltrona de massagem ou um massageador (muscular, facial e para os pés).

Como deu para ver, é possível, sim, adotar hábitos saudáveis de vida que geram mais bem-estar a partir de pequenas mudanças no seu cotidiano — e o melhor de tudo: é fácil envolver a família nesse processo. Portanto, comece a colocá-las em prática, pois a falta desses hábitos afeta não só a sua saúde física, mas também mental, o que abre a porta para o desenvolvimento de diversas doenças e o leva a ter dias mais desgastantes, estressantes, sem motivação e, para completar, pouco produtivos.

E se você tem outras sugestões para compartilhar com a gente, não perca tempo: coloque elas nos comentários!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.