Saúde e qualidade de vida: como os cuidados podem impactar a sua vida?

Você já notou que as pessoas hoje estão mais cuidadosas em relação à saúde e qualidade de vida? Isso explica o crescimento da expectativa de vida e a estimativa de que, até 2060, a população brasileira tenha 19 milhões de pessoas acima dos 80 anos.

Em nível global temos como um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) a promoção do bem-estar para todos e uma vida saudável em todas as idades. Ao continuar esta leitura, você vai entender o motivo dessa preocupação e como os cuidados têm impactado as pessoas e todos ao redor. Confira!

Por que as pessoas estão mais preocupadas com a saúde?

O movimento de cuidados com a saúde física e mental é relativamente recente. Surgiu nos últimos anos, na medida em que a ciência nos trouxe maiores informações sobre como viver mais e melhor.

Quem é que, no início do século, iria se preocupar com o fato de que um único cigarro tem mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, por exemplo? Também é possível ver muitas mudanças de comportamento em relação ao mercado de trabalho, que hoje valoriza e se preocupa com o bem-estar do seu capital humano.

Os hábitos de consumo e o estilo de vida de modo geral mudaram, bem como a percepção de que, se você é saudável física e mentalmente, consegue aproveitar as oportunidades e vivenciar melhores experiências. Quem é que vai dispensar uma realidade dessas, não é mesmo?

Quais são os impactos dos cuidados com a saúde física e mental?

Quem prova do bem-estar proporcionado pelos cuidados com a saúde sente vários impactos positivos e não quer mais ficar sem essa sensação positiva. Podemos destacar os principais, que você confere logo abaixo.

Maior qualidade de vida

A própria expectativa de vida, mencionada no início do artigo, nos mostra como a saúde em dia é capaz de prolongar os anos. Ao priorizar nosso bem-estar físico e mental, sentimos disposição ao encarar desafios, começar projetos novos, aproveitar a família e os amigos, entre outros pontos. A qualidade de vida, nesse sentido, só tende a aumentar!

Prevenção de doenças

A velha máxima de que “é melhor prevenir do que remediar” cai muito bem aqui. Com mais pessoas cuidando da saúde, menores são as chances de surgimento doenças e necessidade de medicação.

Apesar do caráter hereditário de algumas, a maioria das que acometem a população está relacionada à má alimentação, ao sedentarismo e a altos níveis de estresse, por exemplo. Quando cuidamos disso com carinho, eliminamos pela raiz as causas de vários males.

Bem-estar físico

Já que citamos o sedentarismo, vale a pena ressaltar que a atividade física e a boa alimentação vão muito além da estética e do emagrecimento. Ter uma dieta equilibrada e colocar o corpo em movimento elimina desconfortos e dores localizadas, ajuda na concentração e amplia a qualidade do sono. Em relação aos exercícios, ainda há a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de felicidade — que é o caso da endorfina, da dopamina, da serotonina e da ocitocina.

Redução de ansiedade e estresse

Com todas essas vantagens, não sobra espaço para o estresse. Por isso, quem dá uma atenção especial ao corpo e à mente ganha não só disposição física, mas, também, autoconhecimento e relaxamento mental. Com a saúde regulada e a cabeça fresca, os transtornos emocionais são dissolvidos com mais facilidade.

Plenitude

Plenitude significa ter uma vida completa, aproveitada de todas as formas. Isso só é possível, no entanto, às pessoas que dispõem de saúde a fim de vivenciarem experiências plenas — sejam profissionais, pessoais, ou familiares. Quem cuida desse aspecto tem mais chances de se sentir feliz com a vida, pois a sensação é que nem o céu é um limite.

Tantos benefícios gerados pelos cuidados com a saúde e a qualidade de vida são uma verdadeira inspiração para que você faça parte desse movimento, não é mesmo? Então, não espere pelas condições ideais: comece hoje, aqui e agora! Faça algo de bom para si e para os outros ao seu redor e sinta os resultados.

Sabe o que você pode fazer também? Disseminar conhecimento! Compartilhe o post nas redes sociais e mostre aos seus amigos que eles também podem fazer parte dessa onda saudável!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.